Pages

Monday, June 07, 2010

"Uma Deusa na Bruma" de João Aguiar (ASA)

em jeito de homenagem...



Um romance histórico, passado em terras do Litoral Norte português, e uma escrita acessível, cativante. Para todas as idades.





Este é um livro que nos transporta para terras da Póvoa de Varzim, mais concretamente, na Cividade de Terroso, fazendo-nos recuar na Máquina do Tempo até ao séc.II A. C. A acção abrange a zona sul da antiga Calécia (entre Douro-e-Minho), ao longo da qual encontramos referência a personagens históricas como Viriato e Décimo Júnio Bruto.





João Aguiar mostra-nos a possibilidade de observarmos o quotidiano dos habitantes de Tarróbriga (Terroso), as suas relações comerciais e o respectivo sistema de estratificação social, assim como o papel das mulheres na sociedade da época, os conflitos e as rivalidades com as povoações vizinhas e, sobretudo, a religião e respectivos rituais, num estilo fluido e absorvente.





Uma Deusa na Bruma é uma obra que, para além de possuir o encantamento e a magia dos romances celtas de Marion Zimmer Bradley, nos permite visualizar a forma como a cultura dos povos pré-romanos da Península Ibérica colide com a chegada das Legiões de Bruto.





João Aguiar mostra aos leitores o legado ancestral que nos foi deixado por duas civilizações rivais, que coexistiram na mesma época e no mesmo território.





Um contributo que segundo o Autor, é igualmente válido e determinante, tanto do lado roamno como do lado lusitano:





...pela parte que me toca, o meu interesse afectivo reparte-se, igualmente, pelos dois mundos que, há mais de dois mil anos, se defrontaram em toda a Península Ibérica. Precisámos de ambos e de muitos outros, para sermos o que somos.





A não perder. Para ir de férias numa viagem no tempo.








Cláudia de Sousa Dias

9 comments:

  1. uma homenagem merecida, e um livro extraordinário :)

    ReplyDelete
  2. Lê-se muito bem, está bem escrito e é aconselhável em idade e época escolar.


    csd

    ReplyDelete
  3. um grande amigo meu....:(


    :)

    obrigada.


    menina.uinda.

    ReplyDelete
  4. Obrigada, Isabel sempre querida.


    csd

    ReplyDelete
  5. Gosto muito dos livros de João Aguiar. Este é um dos meus preferidos e tem a particularidade de se passar na Cividade de Terroso, que fica a uns 4, 5 quilómetros de minha casa. :)

    ReplyDelete
  6. é uma leitura muito agradável, sim...


    csd

    ReplyDelete
  7. Pois é, Ana; Isabel e Dourado...tenho é muita pena de não ter chegado a conhecê-lo...


    csd

    ReplyDelete
  8. Fiquei muito triste como esta perda tão precoce. Li toda a obra, para adultos do João Aguiar, tenho pena que seja tão pouco conhecido do grande público.

    ReplyDelete
  9. a mim falta-me ler mais livros dele.


    São bons para as férias...


    csd

    ReplyDelete

Note: Only a member of this blog may post a comment.