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Saturday, February 26, 2005

"Filmes Proibidos" Bruna Lombardi (Quasi)






A tentação do abismo num cenário de transição para a última década doséc.XX, coincidente com o final da Guerra Fria.




"Filmes Proibidos" vem mostrar-nos um lado de Bruna Lombardi pouco conhecido pela maior parte dos portugueses. Aqueles que estão habituados a vê-la apenas como um rosto das novelas ou do cinema brasileiro, deparam-se com uma escritora de talento, consagradíssima no Brasil, tanto no campo da poesia como na prosa.




O livro fala de uma mulher, sócia de uma produtora de cinema alternativo, que se dedica, também, à publicidade para sobreviver e financiar os seus projectos mais ousados.




Trata-se de uma personagem cuja descrição física não nos é desvendada mas sugerida, pois torna-se facilmente perceptível que estamos perante uma figura feminina detentora de um grande carisma e magnetismo sexual - características que partilha com a própria autora.




O discurso é narrado na primeira pessoa - embora o romance não possa ser considerado, de forma alguma, autobiográfico - percebendo-se, facilmente, a projecção do constante monólogo interior da escritora no fio condutor que orienta o pensamento da personagem.




A prosa de "Filmes Proibidos" transpira uma forte carga erótica, despida de falsos pudores. A protagonista e narradora é, contudo, extremamente cotundente quando expõe os aspectos mais pitorescos das restantes personagens e, sobretudo, meticulosamente crítica e exigente em relação a si própria.




Bruna Lombardi recorre, frequentemente, à sátira e à ironia para relatar o lado burlesco quer das personagens quer das situações.




O estilo é coloquial, muito próximo do discurso oral, recheado de interjeições típicas do português do Brasil, de algum calão e muitos diálogos entremeados com períodos de descrição e narrativa nos quais temos a oportunidade de "ouvir" um pouco a voz poética da actriz-escritora.


Bruna Lombardi explora, através da sua personagem, a possibilidade de se fazer a escolha errada relativamente aos afectos, mas permitindo ao ser humano o acesso ao conhecimento do outro lado da vida, aquele de que todos têm medo - o terreno pantanoso do desconhecido que é, por isso mesmo, imprevisível e incontrolável.




É um romance que fala da tentação de explorar o Inferno dos afectos instáveis, contudo possuidores da intensidade que não se encontra naquilo que é politicamente correcto.


E que leva a pensar que, por vezes, é necessário sair do Éden para conhecer a realidade à qual teimamos, muitas vezes, em fechar os olhos.




Impõe-se, depois, a necessidade de reunir as forças necessárias para encontrar o caminho de volta. A cura está no regresso ao equilíbrio. À embriaguez do Samsara segue-se a paz do Nirvana no qual está contida a realidade por inteiro.




Um livro que, apesar de extremamente acessível, está longe de ser considerado superficial, quer pelo realismo, quer pela vasta cultura que transparece no texto da Autora, quer, ainda, pela profundidade psicológica das personagens e pertinência dos temas abordados.



Supreendente e viciante desde a primeira até à última página.




Cláudia de Sousa Dias

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