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Bibliomaníaca e melómana. O resto terão de descobrir por vocês!

Wednesday, March 31, 2010

“O Instituto Smithsonian” de Gore Vidal (Casa das Letras)



Gore Vidal é um dos nomes centrais da História da Literatura Americana do pós Segunda Guerra Mundial. Nascido em 1925, estudou na Universidade de New Hampshire e cumpriu o serviço militar entre 1943 e 1946. O seu primeiro romance, Williwaoo (1946) é uma história de guerra onde sobressai a influência do estilo de Hemingway. A maior parte da sua obra de ficção está relacionada com a América do século XX. No entanto, Gore Vidal situa, muitas vezes, a acção dos seus romances em épocas recuadas como é o caso de A Search for the King (1950), sobre Ricardo Coração de Leão, Juliano (1964), uma narrativa apresentada como a autobiografia daquele imperador Romano, e Creation (1981), uma revisitação às origens do budismo e confucionismo, passando pela civilização persa e o complexo mosaico cultural e civilizacional da região do Crescente Fértil da Idade do Bronze.


Entre os seus temas de eleição está, também, o mundo do cinema, mais concretamente os bastidores da Meca das grandes produções americanas, Hollywood, enquadrada num cenário onde impera a sátira e a mais fina ironia, como se vê em Myra Breckinridge (1968), Myron (1975) e Duluth (1983). Em 1995, publicou a sua autobiografia, Palimpsest: a Memoir. A Idade de Ouro e O Instituto Smithsonian são dois títulos que também se encontram no mercado português, assim como Em Directo do Calvário, uma obra tão polémica quanto Os Versículos Satânicos de Rushdie.


O Instituto Smithsonian é um romance distópico, que faz incidir um olhar crítico em relação ao imperialismo norte-americano, através de uma forma algo insólita de viajar no tempo, permitindo uma análise comparativa e transversal entre as várias épocas da História dos Estados Unidos.


O tempo presente da narrativa – às vésperas do ataque do exército japonês em Pearl Harbour – é o ponto de partida para outras épocas, cuja visita, a partir do mega museu, situado em Washington, para a investigação e análise das tensões de cariz diplomático, sentidas entre as principais potências económicas europeias e do Extremo Oriente.


A complexa trama elaborada por Gore Vidal em O Instituto Smithsonian envolve a fronteira entre Ciência e Ética, cujo desequilíbrio é potenciador do caos ou destruição. Trata-se de uma derivação das temáticas anteriormente abordadas pelo Autor, que se relacionam com as motivações profundas que despoletam os acontecimentos históricos de grande vulto, ao enveredar um pouco pela ficção científica, tal como faz no já referido romance Em Directo do Calvário.


O Instituto Smithsonian
é uma obra elaborada já após o ataque às Torres Gémeas em 2001 e, por esse motivo, a leitura da obra permite facilmente identificar o repúdio e a crítica face à actuação dos líderes políticos norte-americanos ao longo dos séculos desde o tempo do fundador da nação, George Washington, para além de permitir estabelecer todo um conjunto de analogias e paralelismos entre o desfecho da II Guerra Mundial e a invasão do Iraque que se seguiu ao atentado de 2001 pela Al Qaeda.

O Instituto Smithsonian, situado na capital dos Estados Unidos, é um museu histórico decorado com cenas ou quadros tridimensionais de cada época ou evento que se salienta pela sua importância na história do EUA. As personagens que nele figuram são apresentadas como manequins em cera, à semelhança do que acontece no Museu de Madame Tussaud, em Londres.

O protagonista de O Instituto Smithsonian é T., um jovem estudante especialmente dotado nas áreas da matemática e da física que se deixa fascinar pelas descobertas de Einstein, no campo da relatividade e da física quântica. Toma contacto com Frances Cleeveland, uma das mais admiradas primeiras-damas da História dos EUA. T. entretanto, apaixona-se pela figura de Mrs. Groover Cleeveland, durante uma visita ao Instituto Smithsonian. Ao entrar numa das salas, descobre, de uma forma súbita e duvidosamente acidental, uma fórmula que lhe permite viajar no tempo e cuja porta de entrada e saída para as diferentes épocas se encontra, precisamente, no referido Museu. T. e Frances Cleeveland conhecem-se em circunstâncias propiciadoras de circunstâncias hilariantes, pintando uma sátira à visão clássica de como os americanos encaram a relação entre os índios e os colonizadores de origem europeia. Mesmo as cenas de elevado teor erótico entre ambos são introduzidas sob o véu de fina ironia, onde se inverte a relação entre colonizadores e colonizados, e povoadas de sequências de diálogos marcados por um humor desconcertante, permitindo alternar momentos de hilariante descontracção com outros mais densos, que são, por sua vez, preenchidos com detalhadas descrições científicas ou históricas.

A realidade virtual é, assim, introduzida nos anos 1940 fruto do génio vanguardista de T., assim como a alusão a “máquinas de escrever portáteis” os antepassados dos actuais lap-top.
T. é clonado várias vezes de forma a conseguir estar em simultâneo em várias épocas diferentes e, a partir do momento em que consegue transitar de uma época para a outra, T. passará a conseguir alterar o passado e a interferir no futuro.


A possibilidade de mudar o rumo à História surge-lhe como a tentação suprema: interferir no destino dos homens parece-lhe, à partida, benéfico quando, aparentemente, a intenção é boa. Mas T. apercebe-se, rapidamente, da facilidade com que pode tornar-se numa marioneta nas mãos daqueles que integram as mais altas esferas do poder.

Na trama que está subjacente a esta obra, disseca-se, em particular, o papel dos Estados Unidos nas duas Grandes Guerras que assolaram o século XX. Gore Vidal defende que se a Alemanha não tivesse sido humilhada no final da Primeira Grande Guerra a segunda não teria acontecido ou, a acontecer, as consequências seriam muito menos devastadoras como mostram as palavras de Theodore Roosevelt, num dos muitos diálogos imaginários com os presidentes de outras épocas:


Lembro-me de ouvir dizer que a paz que Mr. Wilson (Woodraw) obrigou os alemães a aceitarem significaria outra guerra dali a vinte anos.


Tendo em conta o facto de que a entrada tardia dos EUA em ambas as guerras foi o factor que permitiu que o fiel da balança pendesse para o lado dos Aliados, Gore Vidal expõe, numa breve análise, através do diálogo com personagens históricas e, por vezes, também, de ficção, acerca do que acontece antes que, geralmente, os EUA se sintam ofendidos.

A História dos EUA e das suas contradições, das relações daquele país com vizinhos e rivais são exploradas debaixo de um olhar distanciado e o mais isento possível de etnocentrismo.
O Autor recorre, frequentemente ao sarcasmo, que usa como ferramenta modeladora do espírito crítico, cultivando um cepticismo quase voltairiano, sobretudo quando se refere aos símbolos do nacionalismo americano como no parágrafo que se segue:


Esta é a exposição militar americana em tempo de Paz. Somos os melhores do mundo. Inderrotáveis. Invencíveis. Desde as salas de Montezuma…”


O romance é, todo ele, uma crítica demolidora ao materialismo, de que é exemplo mais evidente o momento em que T. é incentivado por um dos directores do Museu, com fortes ligações ao Governo e à Banca, a usar o seu génio na produção de uma bomba que extermine as pessoas mas que deixe intactas as propriedades: A Bomba de Sonho dos Correctores de Imóveis.


O Instituto Smithsonian é marcado, também, por passagens de estilo surrealista com pendor fortemente freudiano:


O melhor era deixar o cérebro chegar sozinho a uma solução. Nos sonhos as soluções apareciam. O que vem de encontro ao modelo de interpretação do comportamento de vanguarda na época, uma vez que a psicanálise, nos anos 1940 era método clínico em voga no tratamento de perturbações psíquicas do comportamento ou distúrbios de personalidade.

Dr. Smithson, as viagens no tempo e a teoria da relatividade de Einstein


O fundador do Instituto Smithsonian, o milionário britânico, Dr. Smithson É o típico de inglês que deu aos Estados Unidos todo o dinheiro para construírem este sítio para tornarem este país civilizado.


Viveu no século XVIII – o Século das Luzes – daí o sonho de legar para a posteridade um centro cultural que contribuísse para o progresso da humanidade, no qual acreditava. Para contactar com ele e outras personagens históricas, as personagens fictícias como T. têm de se deslocar no tempo, socorrendo-se de alguns pseudo-desenvolvimentos da teoria da relatividade de Einstein, relacionando este conceito com a possibilidade de existência de uma fissura no Tempo: Quando a velocidade é muito grande, duas coisas em tempos diferentes, existem ao mesmo tempo.


O Autor considera, também, a tendência expansionista dos E.U. como o principal factor responsável ou potenciador da guerra com o México. Da mesma forma, dá a entender que as ambições hegemónicas dos EUA no extremo Oriente desencadeariam os acontecimentos em Pearl Harbour, independentemente do que se passasse na Europa de 1939-1945.


O eterno conflito entre Ciência e Religião


Aliado de T. durante a viagem deste até a altura da Guerra com o México, o Padre Lamy tem a sua capacidade de investigação limitada pelas convicções religiosas que o levam a por de parte hipóteses científicas que possam colidir com a sua fé.


O Padre Lamy era um bom companheiro, mas a sua religião tornara-o num cientista bastante inútil.


A ética será, no entanto, aquilo que serve de fiel à balança entre ambas as vertentes de pensamento.


A História e os diálogos com os representantes de cada época


O diálogo entre todos os presidentes dos EUA até à altura da 2ª Grande Guerra, presentes no Instituto Smithsonian, tem como objectivo a confrontação das questões geopolíticas apresentadas de forma transversal, permitindo analisar as contradições relativamente à tomadas de decisão de cada chefe de estado, em cada época histórica como no diálogo que se segue:


George Washignton – Porque é que os japoneses atacaram os EUA?


Frank Delana Roosevelt – Porque, General Washington, porque pretendem, tornar sua, toda a Àsia e todo o Pacífico, e só nós, a única democracia com maior potencial militar, os impedimos (…)

G.W. – E assim, para salvar os asiáticos, a raça branca, como eu talvez erradamente insisto em ver-nos, tem de combater um povo ilhéu distante, distante em todos os sentidos.

F.D.R. – General Washington (…). Nós não bombardeámos a frota deles em segredo, em Yokohama Harbour. Eles, bombardearam a nossa a vários milhares de Km de distância.

G.W. – Correndo o risco de ser monótono, vou repetir a pergunta. Porquê?


F.D.R. – Correndo o risco, General, de ser igualmente monótono, eles querem que o Oceano Pacífico seja deles, incluindo os vários campos de petróleo de Java…


G.W. – Se é isso o que pretendem, o que é que isso nos diz respeito, longe, no nosso hemisfério seguro?

F.D.R. – A nossa frota foi afundada em Pearl Harbour.


G.W. – Um porto situado numa ilha distante, no Pacífico. Deixe-me colocar a minha pergunta de uma maneira mais precisa. O que é que a sua administração fez para provocar esse ataque?


F.D.R. – Provocar? Nós…provocar? (…) Panay. Barco de guerra americano. Afundado. A sangue frio. Todas as provocações vieram… vêm deles. Por razões humanitárias fizemos o nosso melhor para ajudar a China, durante a sua longa guerra contra os japoneses (…). Para enfraquecer a força militar japonesa, barramos a venda de gasolina e de sucata a eles, em Junho último.

G.W. – Então tornou o nosso país no árbitro de guerra e da paz em todo o lado do mundo.


F.D.R. – Há alturas, General Washington, em que uma nação tem de agir pela voz dos outros. E não estamos sozinhos. Actualmente, a Inglaterra, A França, a Holanda e Portugal juntar-se-ão a nós, na nossa guerra para levar a democracia àquela parte do mundo que nos pediu ajuda. Refiro-me, é claro, à China.

G.W. – Não pensei que se referisse ao Japão. Então os seus aliados conseguem, cada um deles um império colonial asiático, desejam combater para assegurar a sua posse. Mas pensei que o senhor fosse anti- colonial. Agora opõe-se a que os Japoneses suplantem digamos, os Franceses no Continente da Ásia. (…) Lá se vai, Mr Roosevelt, o ritmo da sua História. Provocou os Japoneses, levando-os a atacar-nos e agora temos de ir todos atrás de si, para o mar – sendo o mar, neste caso, todas aquelas novas armas desenvolvidas (…).

A trama prossegue, juntando várias peripécias a implicar uma série de travessias temporais, experiências relacionadas com a alteração de dados do passado e possíveis desdobramentos em relação a cenários históricos alternativos de futuro.

A exposição da personalidade de mulheres como Frances Cleeveland e Eleanor Roosevelt, fazem-nos lamentar que não tenham podido governar no lugar dos respectivos maridos, contrastando com a pusilanimidade de um e a boçalidade paternalista do outro.


No final T. encontra-se, finalmente com Mr. Smithson o visionário iluminista que idealizou o Instituto Smithsonian cujo cepticismo iluminado fá-lo vaticinar que:


A raça humana acabará por se matar. Isso é certo. O vírus…nós…matará o seu hospedeiro, a Terra ou, pelo menos, torná-la-á inabitável para nós.


A principal ilação a retirar do romance é a de que, mesmo sendo possível viajar no tempo, toda e qualquer alteração ao passado acabará por gerar o caos. E que o fim da História não existe. Só metamorfose.


A s últimas frases são crípticas, criando uma intertextualidade com o Novo Testamento, uma vez que as últimas cenas decorrem no fim de semana de Páscoa, durante o último ano da Guerra, através das Palavras chave “Morte”, “Ressureição” e “Metamorfose” precisamente.

De onde parece ter renascido uma humanidade exactamente igual à anterior…mais esplendorosa em termos de desenvolvimento económico, científico e tecnológico, mas igual na sua essência.

Como a Fénix. Para o Bem e para o Mal.




Cláudia de Sousa Dias

4 Comments:

Blogger Gustavo Carneiro said...

Este romance parece ser muito interessante! Ficção científica com forte enquadramento histórico... Estou mesmo com vontade de o ler. Pena que já tenha coisas para ler nos próximos meses... :P

6:43 PM  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

Não sabes o que perdes...

(eheh...), sobretudo pela forma como o Oppenheimer é envolvido no processo...

CSD

10:56 PM  
Blogger cesar said...

Não que não tenha gostado da forma como "Oppenheimer é envolvido no processo" mas prefiro o retrato que ele fez do Hitler depois de uma das suas viagens no tempo.
O livro é simplesmente genial (como todos os que li dele) mas pessoalmente a obra de génio dele é, na minha opinião, IMPÉRIO... se não leram aconselho é uma excelente viagem pelos bastidores da politica americana na mudança do SEC.XIX para o SEC. XX.

10:51 AM  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

tem toda a razão, caríssimo imperador. Tinha-me esquecido desse pormenor. Aquele Hitler inofensivo e medíocre, enche-me as medidas!

Quanto aos outos livros de Vidal, eles serão lidos.

Cada um no seu tempo certo...

:-)


Um abraço.


csd

2:44 PM  

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