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Monday, December 17, 2012

“A Rainha do Cine-Roma” Alejandro Reyes (Oficina do Livro)




Dados Biográficos:

O Autor nasceu na Cidade do México. É jornalista e escritor. Viveu durante alguns anos nos EUA e em França. Posteriormente. mudou-se para o Brasil onde trabalha como assistente social, sendo a sua população-alvo composta essencialmente por crianças e adolescentes que vivem na rua. A sua ligação à Literatura prende-se com o mestrado em Estudos Latino-Americanos na Universidade da Califórnia. Encontrava-se, à data da publicação deste romance, a efectuar o Doutoramento, também em Literatura Latino-americana, incidindo na temática da Literatura Marginal. Escreve ainda em várias publicações, ligadas a diversos movimentos sociais no México e nos Estados Unidos, além de ter também participado no Movimento Literário Baiano. No tocante a publicações literárias, do seu curriculum constam já, para além de A Rainha do Cine-Roma, romance finalista do Prémio Leya em 2008, os títulos Vidas de Rua e Contos Mexicanos.

A Rainha do Cine-Roma trata da vida de duas crianças que, por razões diversas – desestruturação da vida familiar ou simplesmente um meio social hostil –, acabam por viver na rua. Ali, recorrem a estratégias de sobrevivência reveladoras de uma notável força psíquica, audácia e sentido táctico. No entanto, a falta de modelos de referência e de estruturas de protecção colocam-nas em situação frágil, que se traduz num elevado grau de exposição ao risco. A prática de pequenos delitos – roubo, consumo e tráfico de drogas, que pode ou não estar associado a práticas de prostituição – fazem delas permanentes fugitivas aos grupos de extermínio (esquadrões da morte) que dirigem os seus alvos aos chamados “trombadinhas” ,além de se colocarem inadvertidamente sob o domínio dos traficantes doo sexo. Assim, as vidas de Betinho e Maria Aparecida desenrolam-se a partir de um apuradíssimo instinto de sobrevivência, que as faz caminhar constantemente no fio da navalha...No meio de tudo isto, os jovens protagonistas alimentam o sonho e a esperança como espectadores e hóspedes clandestinos do velho cine-teatro do bairro degradado onde vivem: o Cine-Roma.

O mérito de Alejandro Reyes consiste na forma esquemática com a qual consegue contextualizar as circunstâncias familiares e sócio económicas que empurram duas crianças que deveriam estar na escola para a marginalidade e exclusão social: a miséria extrema, a violência doméstica, o abuso sexual dentro do próprio agregado familiar, o desinteresse ou descuido dos familiares mas próximos. A isto junta-se a alienação das instituições, o corolário de um conjunto de factores que ajudam a perceber um pouco melhor quem não contacta directamente com esta realidade o porquê da escolha deste jovens – que, na verdade, não têm escolha, pois quase não encontram diferença entre o risco de viver na rua e a situação de perigo eminente que vivem diariamente em casa. Um retrato lúcido de uma realidade difícil de encarar pelas pessoas que sempre viveram dentro daquilo a que se chama a “normalidade”.

A trama evolui tendo com móbil principal a procura da liberdade e a não sujeição à prepotência vivida em família, em acelerado processo de entropia.

Num cenário de plena selva social, as formas de solidariedade emergentes em determinados grupos, são a faceta mais comovente do romance, onde facilmente conseguimos identificar ecos de Os Miseráveis do escritor francês Victor Hugo. Assim, no enredar da teia de prostituição em que se vê envolvida Maria Aparecida – e, também de Betinho – não conseguimos deixar de encontrar semelhanças com o percurso de Fantine. Se excluirmos a cena, talvez demasiado lírica, de redenção no final do romance, à qual Pepetela, algo eufemisticamente, classificou de “um fiozinho de açúcar, emoldurando uma réstia de esperança”, trata-se de um romance duro, pouco dado a “maquilhagem social” e totalmente distante do argumento cor-de-rosa das telenovelas.

Na beleza extrema de Maria Aparecida encontramos algo de selvagem, um não sei quê de libertino, com tiques de provocadora. Qualidades que, combinadas, resultam num cocktail explosivo que a transforma num objecto de desejo a perseguir encarniçadamente pelos seus predadores: a insubmissão. A situação de pobreza e ausência se suporte familiar direccionam-na fatalmente para a mira dos traficantes de carne humana, apesar de se tratar apenas de uma criança. Mas ao mesmo tempo, Maria Aparecida desperta, igualmente, a admiração e o sentido protector de alguns jovens prostitutos que gravitam à volta do velho teatro degradado. Enquanto partilha o abrigo com os pequenos travestis do Cine-Roma, a menina ainda consegue, durante um curto espaço de tempo, escapar do assédio de potenciais clientes e proxenetas. Por vezes, o sentimento de amizade e união entre estas crianças que encontram afinidades nas suas histórias passadas é tão grande que o sublime se instala em gestos de altruísmo sem precedentes, como é o caso de Betinho que se inicia na prostituição para proteger e alimentar Maria Aparecida, garantindo a sobrevivência de ambos. Chega, inclusive, a procurar refúgio numa organização religiosa, liderada por um pastor de nacionalidade francesa. A propósito deste episódio, o Autor dá a entender, nas entrelinhas do romance que, muitas vezes, as boas intenções de uma instituição colidem com um mais do que deficiente conhecimento da realidade. É o caso da religiosa que convence a menina do dever cristão de ajudar um pai doente, apelando ao cristianíssimo perdão, sem antes conhecer a fundo a história familiar de Maria Aparecida, ignorando o facto de a pré-adolescente se encontrar na rua precisamente por estar em perigo na presença do pai. Este encontra-se gravemente doente, mas não mudou nada, nem com o sofrimento nem com a doença. É o mesmo homem que, após perder o trabalho como pescador, por questões que lhe são alheias, descarregava na mulher toda a responsabilidade do trabalho doméstico, incluindo tratar da casa, do campo, das crianças, da venda dos produtos hortícolas para o sustento da casa...para além de continuar a ter comportamentos inadequados para com a filha.

O romance termina com um final “aberto” deixando diante do leitor todo um leque de possibilidades quanto ao desenrolar do futuro de ambos os protagonistas. Mas, seja qual for o caminho traçado, será sempre mais povoado de espinhos do que de rosas...

O estilo de Reyes é marcado por uma escrita que se pauta por um discurso descontraído, no qual Betinho é o narrador. Trata-se portanto de um romance autodiegético, onde o narrador é também uma personagem da história. Betinho descreve o percurso de Maria Aparecida – a Rainha do Cine-Roma como lhe chamavam –, na prisão, com toda a crueza da linguagem de quem passou pela experiência devastadora da destruição da infância, mas que, ainda assim, é capaz dos mais inesperados gestos de ternura. A escrita de Reyes é escorreita e o ritmo, dinâmico, o conteúdo, verosímil na sua maior parte, acusando uma terminologia composta pelo calão e gíria das ruas do Rio de Janeiro, como se vê no excerto que se segue:

O Lingüiça e a turma dele estavam sempre enchendo a paciência dos outros. Era um bando de meninos que morava lá na Barraquinha, espalhado pelos cantos e que vivia do roubo, da droga e da malandragem. Os tiras1 deixavam eles tranquilos porque o Lingüiça era esperto, repassava uma parte da grana para eles, não mexia com quem não tinha de mexer e cagüetava2 direitinho qualquer abestalhado que não entrasse na linha.

As vicissitudes pelas quais passam as personagens de Alejandro Reyes têm muito em comum com os meninos do romance Capitães de Areia de Jorge Amado, que agora se movimentam num mundo muito mais feroz, fruto da indiferença das classes privilegiadas e da corrupção das autoridades. Um livro onde a luz e a sombra caminham lado a lado, um retrato do Brasil que não aparece nas tramas kitsch das telenovelas, antes ao período de recuperação económica que tem, nos últimos anos, vindo a experimentar e a dar esperança ao povo brasileiro. Aguardamos o desenvolvimento dos próximos episódios. Ou das próximas décadas.

11.12.2011-14.12.2012
Cláudia de Sousa Dias

1Polícias
2Cagüetar: delatar, denunciar

2 Comments:

Blogger Maria said...

Mais um livro para a minha lista enorme de livros que tenho de ler ^-^

beijinhos

10:54 PM  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

é um murro no estômago sem dúvida. Não deixa ninguém indiferente. Mas uma obra-prima é mesmo o "Myra" de Maria Velho da Costa que irei comentar em 2013!


12:07 AM  

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