HÁ SEMPRE UM LIVRO...à nossa espera!

Blog sobre todos os livros que eu conseguir ler! Aqui, podem procurar um livro, ler a minha opinião ou, se quiserem, deixar apenas a vossa opinião sobre algum destes livros que já tenham lido. Podem, simplesmente, sugerir um livro para que eu o leia! Fico à espera das V. sugestões e comentários! Agradeço a V. estimada visita. Boas leituras!

My Photo
Name:
Location: Norte, Portugal

Bibliomaníaca e melómana. O resto terão de descobrir por vocês!

Friday, July 01, 2005

"O Harém" de Barbara Nadel (Bertrand)


Barbara Nadel é uma autora anglo-turca e, por isso, produto de duas culturas, em muitos aspectos antagónicas. O que lhe dá a possibilidade de elaborar um romance como O Harém, sem cair no relativismo cultural, colocando em evidência os aspectos negativos de ambas as culturas, assumindo uma postura de análise crítica, sem cair na tentação de tecer juízos de valor.

O Harém
é um romance policial, extremamente apelativo, que tem como protagonista um detective, pai de família, profundamente apaixonado pelo seu trabalho – a busca da verdade – e, por isso mesmo, incorruptível. Um traço de personalidade que será fundamental para tentar entender o que, de facto, aconteceu a Hatice, a melhor amiga da sua filha mais velha, uma jovem adolescente encontrada morta com sinais de ter sido sujeita a um ataque de violência sexual extrema.

Ao perseguir o rasto dos algozes de Hatice, Çetin Ikmen descobre uma tenebrosa e tentacular rede internacional de prostituição de luxo, cujo objectivo é o de recriar um mundo já desaparecido, alimentando requintadas fantasias sexuais para todos os gostos, destinadas a homens ultra ricos, entediados, ou pertencentes às mais altas esferas do Poder a nível mundial.

A Autora empenha-se em mostrar que a corrupção e a sedução pelo crime não conhece fronteiras culturais ou religiosas, mas que é, isso sim, transcontinental e multiétnica.

Estes são os ingredientes que, reunidos e devidamente compilados, resultam numa espectacular teoria da conspiração. Na obra supracitada são referenciados múltiplos aspectos sociológicos e psicológicos particularmente relevantes: o perigo as ruas de Istambul, devido sobretudo à disseminação das Máfias de Leste; o atraso relativo à mentalidade de cerca de meio século em relação aos outros países da EU, no que toca à forma de encarar a sexualidade feminina fora do casamento. Este último aspecto patente no preconceito das autoridades, legalmente fundamentado, que pode servir para bloquear uma investigação que fira a moral vigente ou, já agora, que oculte algo que não interesse que seja do conhecimento da opinião pública….

A Autora enriqueceu grandemente o seu trabalho ao dotar uma das suas personagens com um quadro clínico de depressão pós-parto ou, por exemplo, um caso extremo de frustração e mágoa que leva à difusão do boato.

Também é explorado o desejo, aparentemente fútil, de obtenção de reconhecimento, a necessidade de ser-se admirado, amado, idolatrado, podendo levar a que se percam de vista, por vezes, os princípios éticos fundamentais…

Barbara Nadel trabalhou como consultora num hospital psiquiátrico com crianças e adolescentes vítimas de abusos sexuais e psíquicos, foi actriz e, actualmente, trabalha como relações públicas National Schizophrenia Fellowship Good Companions Project.

Talvez, por isso, muitos dos episódios descritos em O Harém tenham um impacto tão forte e nos pareçam tão verídicos.

É por todas estas razões que O Harém se torna um romance intensamente apelativo onde se congregam as diferentes facetas do mundo do crime: assassínio, alta traição, espionagem, extorsão e chantagem, num dos melhores livros policiais de sempre.

O rosto do Mal escondido atrás do véu da ignorância.

Melhor impossível.


Cláudia de Sousa Dias

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá Claudita!

Vou "comprar" 1,pra variar todos os dias..;)>

AGRADECIA-TE/RECOMENDO-TE VIVAMENTE,a leitura e posterior critica de uma das melhores obras dos ultimos..32 anos!?;/HISTÓRIA DE PORTUGAL DIVERTIDA E REAL.AUTOR;ABÍLIO ALVES.

As melhoras pra Ti/Tua Mãe.
1974 Bjinhos,se/onde/quando..Kiseres?!;>
P.M./TAZ.

5:25 PM  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

Até que enfim que alguém comenta este post!

Porque consegue ser um livro fora de série não só pelo contexto como pela personagem principal.

Obrigada

CSD

3:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

I found this site using [url=http://google.com]google.com[/url] And i want to thank you for your work. You have done really very good site. Great work, great site! Thank you!

Sorry for offtopic

1:21 AM  

Post a Comment

<< Home